sexta-feira, 23 de julho de 2010

Renovar é preciso

Sabia que...

Uma das grandes dificuldades de colocarmos em prática os princípios dos 5S’s é o desapego as coisas antigas, que não tem mais utilidade e nos atrapalha, mas mesmo assim não queremos nos desfazer?
Na filosofia oriental existe uma frase que diz: "Desfazer-se do velho para dar lugar ao novo".

Dentro do ambiente de trabalho, de nossas mentes, nossas vidas, precisamos em alguns momentos dar espaço para o novo. Caso contrário, seremos consumidos pelo que é velho e empoeirado e que não tem mais valor.
Como estão suas prateleiras, quartos, salas, escritórios, emoções, enfim, como está seu espaço físico e mental?

Para nos ajudar a entender um pouco sobre isso trouxe o texto abaixo para refletirmos...

Trapo Velho


Certa vez um rei resolveu dar uma grande festa. Mandou então, seus soldados, colocarem convites em todos os cantos do reino, convidando a todos, ricos ou pobres, para participarem da festa no castelo. O povo se alegrou e correram pra se preparar para a festa.

Um mendigo que morava na cidade, ficou muito feliz, pois há muito tempo não comia decentemente. Ao se aproximar do cartaz com o convite, seu semblante foi aos poucos se transformando. - Onde já se viu! Gritava ele, esse rei é louco! Esbravejou.

O mendigo estava desse jeito porque no final do convite, havia uma condição: É obrigatório o uso de vestimentas especiais.

Onde iria conseguir tais roupas? Resolveu falar com o rei.

Logicamente os guardas do palácio barraram sua entrada. Mas ele, da porta do castelo, gritava a pleno pulmões: - Eu quero falar com o rei. Eu tenho esse direito.

Os Guardas sabendo que seu rei era muitíssimo sábio e bondoso resolveram comunicá-lo da presença do mendigo.

O rei prontamente mandou que o mendigo entrasse. Depois que o mendigo apresentou suas razões o rei concordou com ele e disse: - O que me pedes é muito justo, apenas roupas adequadas e limpas para vir à festa. Chamou seu filho e disse: - Leve esse homem ao quarto real e lhe dê roupas novas a sua escolha.

As roupas reais eram tantas, uma mais linda do que a outra, que o mendigo não soube escolher nenhuma. Precisou de ajuda. O filho do rei então escolheu uma das mais belas vestimentas do pai para o mendigo.

Após vestir-se o mendigo pegou sua trouxa de roupas sujas e rasgadas e colocou-a debaixo do braço. Estava saindo quando o filho do rei lhe perguntou: - Porque você não joga esses trapos fora? - Ah não! Deixa assim mesmo, pois quando essas roupas novas se gastarem eu posso precisar desses meus trapinhos. Vou guardá-los aqui, debaixo do braço, bem perto de mim.

O mendigo virou as costas e saiu.

Chegou o dia da festa.

Vieram muitos convidados de todos os cantos. Todos se divertiam e comiam à vontade, exceto o mendigo, que, permanecendo com a trouxa de roupa velha debaixo do braço, não podia se servir, nem comer direito. A trouxa atrapalhava seus movimentos e com uma só mão era difícil se virar. Não comeu quase nada e também não pode dançar.

A certa altura da festa o mendigo ficou tão irado com sua situação, que saiu dando pontapés em tudo que tinha pela frente. Saiu sem aproveitar da festa, sem comer nada, sem dançar e sem participar. Tudo por causa da trouxa de roupas sujas que insistia em não largar. Ao sair do castelo, praguejando, tropeçou numa de suas roupas velhas que pendia da trouxa e caiu do alto da escada. Rolou até lá em baixo. Acabou todo machucado e com suas roupas todas rasgadas.

A música parou e a multidão fez silêncio. Todos olhavam horrorizados para o pé da escada, onde o mendigo permanecia estendido. O rei foi chamado. O Rei parou em frente ao mendigo e disse:

- Não precisava ser assim...Não precisava.... As roupas que eu mandei lhe dar eram as mais especiais do reino. Mas você resolveu se apegar ao passado, resolveu agarrar-se aos seus trapos antigos. Prendeu-se tanto a eles que não pode aproveitar a festa. Pior, o seu passado arruinou você.

Assim também somos nós, temos recebido constantemente durante a nossa vida, vestes especiais. Precisamos então, saber aceitar o presente e esquecer os nossos trapos velhos.

O que seriam esses trapos velhos?

Talvez seja o que esta impedindo você de realizar aquele projeto, de fazer aquela visita, de ligar para aquela pessoa, de amar, de perdoar, ....

Seja feliz e renove-se! Agora...






Fonte: http://www.ead.sebrae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário