sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Como organizar uma noite de fondue




Para agitar as noites cada vez mais frias do inverno, poucas ideias fazem mais sucesso do que um bom fondue de queijo, carne ou chocolate (ou todos juntos!). O cardápio não precisa ser sinônimo de restaurantes caros ou de muita bagunça e louça para lavar. Seguindo algumas dicas, você pode organizar uma noite de fondue em casa com muita diversão e pouco estresse.


Quem convidar

O fondue é um programa ideal para pequenos grupos. Devido à dinâmica do preparo e do consumo, com garfinhos usados para espetar pão, carne e frutas, a chance de tudo dar certo é maior se você reunir um grupo de no máximo seis pessoas. Divertido e delicioso, o fondue é perfeito para reunir casais, familiares e ou grupos de amigas. O convite pode ser feito por e-mail, com no mínimo três dias de antecedência, mas fica simpático ligar para confirmar os detalhes.

Se você é um dos convidados, leve um vinho tinto para presentear o anfitrião. O vinho é a bebida ideal para acompanhar o fondue.





Prepare a cozinha e evite o desperdício

O primeiro passo é deixar a cozinha organizada e os utensílios à mão. Você vai precisar de um aparelho específico para fondue, que geralmente pode ser utilizado para carne, queijo e chocolate. Cheque o estado e o funcionamento do aparelho antes de fazer os convites. Na noite anterior, lave os utensílios que não são usados com frequência. Confira também se você tem em casa os complementos necessários (alguns aparelhos usam fluido, álcool gel ou apenas energia elétrica).

A carne pode ser cortada antes de os convidados chegarem. O ideal é picar as frutas pouco antes de servir, para evitar que oxidem. Uma tábua ajustável à pia facilita o trabalho de picar e escorrer os alimentos. As facas também podem ficar sempre à mão com uma barra magnética organizadora.

Você vai precisar de garfinhos apropriados (que vêm junto com o aparelho ou podem ser comprados separadamente), pratos de sobremesa e taças. Deixe tudo limpo e separado no dia anterior. O fondue é um bom motivo para investir na organização da mesa. Tire os guardanapos de pano e os porta-copos mais bonitos da gaveta ou improvise com jogos americanos e guardanapos de papel de qualidade e coloridos.

Compras

Para os fondues de carne, os cortes mais aconselhados são filé mignon e alcatra, além do peito de frango. Corte em cubos e salgue levemente antes da fritura. Os molhos de queijo ficam uma delícia com cubos de pão italiano, batatinhas, brócolis e picles. Já o de chocolate combina com frutas (morango, banana, abacaxi e maçã são sucesso garantido), biscoitos e bolo cortado em cubinhos. A receita deve ser escolhida de acordo com o seu equipamento específico para fondue (geralmente as embalagens do fabricante trazem instruções).

Em casa, não é necessário oferecer inúmeras opções de carnes, molhos e frutas. Foque em três ou quatro variações de molhos para o fondue de carne e a mesma quantidade de frutas para o de chocolate.


Dica: para organizar os pedaços de carne, pão, batatinhas ou frutas, utilize pequenos recipientes organizadores. Guarde o que sobrar em potes pláticos com tampa.

Ao longo da noite, procure lavar e reutilizar taças, pratos e potinhos usados para servir, evitando que a louça acumule. No fim da noite, a cesta organizadora pode ser uma aliada: itens como porta-esponja de louça e puxa-saco ficam sempre à mão. Sem deixar tudo para organizar e limpar depois, você vai terminar a noite com vontade de marcar a próxima. Um brinde!

Autora: Larissa Magrisso



Nenhum comentário:

Postar um comentário