terça-feira, 24 de agosto de 2010

ENTENDA O QUE É DESORGANIZAÇÃO CRONICA


Segundo um grupo de estudos americano, alguns comportamentos comuns das pessoas cronicamente desorganizadas envolvem:





• Acúmulo de grandes quantidades de objetos, documentos, papéis ou outras posses além da necessidade ou prazer aparente.

• Dificuldade em se separar das coisas.

• Ter uma vasta gama de interesses e muitos projetos não finalizados.

• Necessidade de “dicas” visuais para se lembrar do que fazer.

• Tendência a se distrair facilmente ou perder a concentração.

• Ter, frequentemente, habilidades fracas de gerenciamento.


Abaixo estão expostos comportamentos comuns nas áreas específicas de casa e do trabalho.
--------------------------------------------------------------------------------

Casa

Espaços de convivência bagunçados.
Áreas de armazenamento lotadas.
Nenhum ou múltiplos calendários em uso.
Documentos importantes da casa faltando.
Geralmente atrasado em sair de casa para escola ou trabalho por causa de itens procurados ou distrações.
Dificuldade em completar as tarefas domésticas como lavar roupas, limpeza, etc.
Múltiplos projetos iniciados e nenhum terminado.
Inabilidade em encontrar as coisas.
Pode ter alugados espaços extras para guardar as coisas que não cabem em casa.

Trabalho
Falta de noção do tempo.
Arquivos perdidos ou fora do lugar (papéis ou computador).
Atraso ou falta em reuniões.
Inabilidade em encontrar as coisas.
Prazos finais perdidos.
Dificuldade em tomar decisões.
Vago ao dar instruções.
Perde a agenda frequentemente.
Questões de organização sempre trazidas à tona em avaliações do trabalho.
Ausência de sistema de arquivos ou utilização de vários.

--------------------------------------------------------------------------------

Se você está descobrindo que – você, um membro da família ou colega de trabalho é cronicamente desorganizado (CD), antes de tudo, seja paciente! A desorganização crônica não aconteceu do dia para noite. Vai levar tempo para aprender novas habilidades e estratégias para lidar com o problema.

O melhor a fazer é concentrar-se em pequenas metas e aos poucos ir conquistando novos hábitos de organização.
 
Fonte: http://www.organizesuavida.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário