terça-feira, 3 de maio de 2011

Como arquivar documentos e comprovantes financeiros?

Toda casa precisa de um sistema para arquivamento de documentos financeiros e recibos. Não importa o quanto de espaço que tenha, você ainda precisa de um lugar especial para arquivar comprovantes de IR, notas fiscais, comprovantes de pagamento de seguro, escola, consórcio, e outros papéis importantes.


Vamos sempre levar em conta que apenas guardar os documentos não é suficiente. Uma organização prática e simples, por assunto e data, garante rapidez na solução de equívocos causados por operadoras de celular, companhias telefônicas e outros serviços.

E para o arquivamento deste material, você não precisa de nada muito elaborado:

* Para os que têm espaço em casa (um quarto específico para escritório), um arquivo de metal;

* Para os que não têm muito espaço disponível em casa, pastas sanfonadas podem ser excelentes substitutas.

Não importa onde você fará seu arquivo, leve sempre em conta que você precisa de uma pasta para o ano corrente, com todos os papéis facilmente disponíveis em caso de qualquer imprevisto, e pastas para os anos anteriores, todas separadas pela natureza do documento: por exemplo, pagamento da escola em uma divisória, prestações de carro em outra, pagamento de seguros em outra, e assim sucessivamente, e preferencialmente em ordem alfabética.

Não se esqueça de identificar as pastas, para fácil visualização do conteúdo, para não ter que revirar pastas inteiras ao procurar um documento. A correta organização dos documentos vai lhe poupar de diversos problemas como cobranças repetidas, garantias de produtos que ainda podem poupar custos de assistência técnica e outros inconvenientes do seu dia-a-dia financeiro.



 Fonte: www.organizesuavida.com.br.

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