quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Livre-se do entulho da obra

Descartar corretamente o material é fundamental para dar continuidade à reforma.


Falar em reforma é falar em mudança, em aperfeiçoamento, adequação. E, no caso da construção civil, é quase que inevitável que essas mudanças e adequações signifiquem quebras de paredes e substituição de materiais. Se esses materiais descartados não forem destinados à reutilização em outros locais ou com outra finalidade serão considerados entulho.



Contrate uma caçamba no final da demolição ou quando não tiver mais onde armazenar o entulho

As construtoras e empreiteiras têm a noção, ou pelo menos deveriam ter, do que significa descartar as sobras de uma obra, o que inclui desde a separação de materiais, ensacamento, deslocamento até a caçamba e a realização dos procedimentos necessário, após sua retirada, para a correta gestão do entulho de acordo com os critérios do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.

Mas para os construtores de primeira viagem é difícil dimensionar o que significará lidar com essas sobras e quão importante é manter o espaço limpo e livre para o trabalho.

Na contratação da mão de obra e dos serviços a serem feitos, quase nenhum prestador inclui em seu orçamento a organização e descarte do entulho que o seu serviço gerará. Geralmente, acreditasse que haverá uma caçamba disponível e alguém, quase um fantasma, que cumprirá a real função de ensacar e carregar o entulho. Esse descaso ou desconhecimento costuma gerar atrito entre os diversos serviços que serão executados. Quem está na obra do começo ao fim é que arcará com o ônus de resolver o problema.

Quando a reforma é compatível com a contratação de uma caçamba (recipiente com volume de 5 m³) basta organizar quem ensaca, quem carrega e qual é o momento certo para a contratação. Isto é, ao término das demolições ou quando não se tem mais onde armazenar. Sem esquecer, de contabilizar o custo e o tempo da mão de obra.

Em casos de pequenas intervenções, como embutimentos de tubulações, troca de pequenas áreas de pisos etc, na cidade de São Paulo, o entulho gerado pode ser descartado em um Ecoponto.

Os Ecopontos são locais criados pela prefeitura para viabilizar o destino correto de materiais descartados de pequenas intervenções civis, além de mobiliário, podas de árvores e materiais recicláveis em geral. É permitida a entrega de até 1 m³.

Além dessa facilidade, já existem serviços, pagos, não vinculados à prefeitura, de retirada dessa pequena quantidade de entulho. Com essas iniciativas o entulho das pequenas reformas fica menos propenso parar em locais inadequados.

Fonte: www.ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário